Ser professor é uma experiência rica em criar possibilidades de transformar a vida de um povo, mudando a sua história para melhor. Eu me sinto um privilegiado em poder estar contribuindo para essa melhora. Mas como toda luta exige sacrifícios, e o professor é um exímio lutador, nós às vezes nos deparamos com situações que só são superadas com muito amor e dedicação a profissão, como por exemplo: o excesso de aluno por turma, a defasagem idade/série e principalmente a ausência da família na vida escolar dos alunos. São problemas pontuais que precisam ser resolvidos a fim de dar maior sustentabilidade ao valoroso trabalho do professor.
Mas apesar dessas dificuldades, ensinar pra mim é desempenhar uma missão, que tem como lema: “educar sempre”. Com uma prática pautada pelo compromisso, pela ética e pela atualização, procurando desenvolver metodologias que despertem o interesse dos alunos pelos assuntos abordados, e tendo uma postura crítica frente à realidade que se apresenta.
Atualmente, um dos novos desafios que se apresenta na minha prática pedagógica é a questão do letramento digital, vejo que a escola e o educador não estão preparados ainda para este novo momento. Precisamos estar letrados digitalmente e pensar em práticas pedagógicas que levem os alunos ao usufruto correto dessa nova modalidade de saber.
Nenhum comentário:
Postar um comentário