Dentro do contexto educacional, a formação continuada é a saída possível para a melhoria da qualidade do ensino, por isso o profissional consciente deve saber que a sua formação não termina na universidade, mas acompanha a sua trajetória docente, fazendo parte de um projeto de vida.
A nossa própria prática cotidiana nos faz refletir muito sobre novas possibilidades de aprendizagem, a apropriação desses conhecimentos é um processo permanente e com significados, pois a modernidade exige mudanças, atualização e aperfeiçoamento. As inovações são constantes e a escola acompanha esse processo.
Portanto, nós educadores devemos estar preparados e cientes da necessidade de renovação do conhecimento como uma prioridade crescente, como afirma FREIRE (1991) “A formação permanente é uma conquista da maturidade, da consciência do ser. Quando a reflexão permear a prática, docente e de vida, a formação continuada será exigência “sine qua non” para que o homem se mantenha vivo, energizado, atuante no seu espaço histórico, crescendo no saber e na responsabilidade”. E o caminho para essa vitória se dará através da pesquisa com a produção de novos saberes.
Olá Professor ZÉ Raimundo(carinhosamente Zé) concordo plenamente com você ao afirmar: "Dentro do contexto educacional, a formação continuada é a saída possível para a melhoria da qualidade do ensino"nós educadores devemos buscar essa formação contínua, para que ajudemos a mudar, essa visão( muitas vezes equivocada) de descrédito em que se encontra a educação pública.
ResponderExcluirUm abraço