segunda-feira, 27 de abril de 2009

Informática, educação e suas perspectivas de uso.

O mundo globalizado é uma grande arena onde as inovações tecnológicas, e a troca de informações resultantes desse processo precisam ser incorporados pela escola, transformando a realidade em que está inserida.
A informática que é produto dessa nova tecnologia, se apresenta como um novo ambiente tecnológico de aprendizagens, ou seja, um instrumento de conhecimento que precisa ser disseminado no seio escolar, pois ela vem mudando o mundo em ritmo alucinante.
Dentro dessa perspectiva, a educação deve se associar a informática buscando nessa interatividade o seu fortalecimento, baseado no uso de computadores no ambiente escolar, redimensionando o ato educativo.
Fazer do uso tecnológico um aliado na tarefa de educar, é se trabalhar de forma criativa e democrática, levando o aluno a descobrir seu caminho na construção de uma sociedade mais digna de ser vivida por todos.
Infelizmente a escola, palco de difusão do saber, encontra-se num estágio de letargia em relação as novas tecnologias, culpa não apenas dela, mas das políticas públicas que são mal direcionadas, deixando de priorizar essas novas ferramentas de comunicação, além do professor que precisa estar capacitado para o perfeito domínio dessas ferramentas. Esses são alguns dos limites que acabam emperrando o diálogo entre as partes.
Em contrapartida as possibilidades de uso da informática na educação são infinitas, e estão abertas a novos desafios como: a inserção do aluno numa nova dimensão de aprendizagens, possibilitando o trabalho em equipe, o acesso a informação, etc.
Portanto, a utilização desses novos recursos representa um avanço na educação, abrindo portas e transformando a realidade.
Prof. José Fonseca

Um comentário:

  1. Caro colega, posso parabenizá-lo pelo seu posicionamento com relação a perspectiva de uso da Informática Educativa, tens toda razão com relação as políticas públicas que devem levar mais á sério o Setor Educacional neste país.

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