terça-feira, 14 de abril de 2009

Minha escola e as TIC

EU, MEUS ALUNOS, MINHA ESCOLA E AS TIC
Hoje mais do que nunca é inegável que ter acesso a informação, significa ter acesso a saberes imprescindíveis num mundo globalizado. E a escola como palco de difusão desse saber, precisa ampliar as possibilidades de oferta, de modo que a sociedade possa usufruir desses conhecimentos.

Mas, a presença das TIC em muitas escolas, ainda é um sonho distante de ser concretizado. Em nosso estado, especificamente nas escolas de Ensino fundamental (1º à 4º séries), que é o caso da minha, essas novas tecnologias estão sendo ofertadas a “passos de cágado”. Com isso, os princípios fundadores da escola democrática: a igualdade de oportunidades e a formação crítica dos alunos ficam comprometidas. Em virtude disso, as mudanças ocorridas na escola nos últimos tempos no sentido de acompanhar as novas demandas, dentro desse processo de inserção tecnológica, foram pífias.

A falta de investimentos dos Governos Estaduais, que se sucederam no poder ao longo da última década, e se absteram de prover a escola desses recursos, tendo como grande vilã a municipalização do ensino, refletiu negativamente no interior das escolas, que por conta disso deixou de renovar o acesso ao conhecimento de centenas de alunos, além dos professores que viram podadas as suas possibilidades de formação continuada. Portanto, minha escola está carente desse instrumento de valorização do saber, só com a abnegação de seus professores é que ela encontra forças pra continuar crescendo, mesmo nas adversidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário